Fechado ao público desde o início de 2018, o Museu Nacional da Imigração e Colonização de Joinville deve ser reaberto em 2022, mas não há data definida. A reforma bancada pelo Iphan, iniciada no final de 2019, está na fase final, mas houve prorrogação. Há ainda a etapa de reorganização do acervo. Dessa forma, o maior museu de Joinville e tombado como patrimônio cultural nacional em 1938 completará em fevereiro quatro anos de portas fechadas.

Continua depois da publicidade

> Auditoria em Joinville apura dados sobre saneamento básico

​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Iniciada no final de 2019 e com custo atualizado de R$ 3 milhões, a reforma do museu e a construção do anexo tiveram novo aditivo ao contrato, o quarto, assinado em outubro. A instalação dos vidros da torre do elevador motivou a nova prorrogação do prazo para as obras, desta vez até o final de fevereiro de 2022. A obra foi contratada pelo Iphan.

Em paralelo, está em andamento a elaboração do projeto expográfico do museu, como definição de como será feita a exibição do acerto, o plano museológico e a gestão do espaço. O trabalho foi contratado em junho pelo Iphan e deve ser concluído até o final do ano. Só depois da conclusão desse trabalho e, evidentemente, da obra de reforma, será possível definir a data de reabertura.

Continua depois da publicidade

> Por que programa de juro zero criado pela prefeitura de Joinville ainda não iniciou

​> Após queda em 2020, contratação de jovens aprendizes em Joinville volta a crescer

> Com contrato assinado, o que vem agora na concessão dos aeroportos de Joinville e Navegantes

​> Quantas pessoas em Joinville ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid