O fascínio provocado, mais uma vez, pela passagem da Maria Fumaça por Joinville na sexta e no sábado mostrou o potencial turístico do trem na cidade. A composição chegou na noite de sexta, ficando estacionada na Estação da Memória. No sábado à noite, quando se deslocou de Joinville, atraiu pessoas nos pontos de passagem. A Maria Fumaça Mallet 204 fez parte da programação natalina em outros anos na cidade e continua atraindo muita gente.
Continua depois da publicidade
Não há previsão de retomada do transporte de passageiros com trens, mesmo para passeios turísticos – as linhas regulares em Joinville foram encerradas nos anos 80. Um dos entraves para a retomada, mesmo em linhas turísticas, seria a “competição” no uso do ramal com as composições de cargas.
No Plano de Mobilidade de Joinville estão previstos estudos em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (a entidade responsável pelo projeto Natal nos Trilhos, em parceria com a Rumo) para a retomada do transporte de passageiros. Se o contorno ferroviário sair do papel – como as obras só têm chance de serem retomadas em 2021, em estimativa otimista, é impossível ficar pronto antes de 2025 – a linha ferroviária urbana de Joinville ficará livre para o transporte de passageiros.
Continua depois da publicidade