A falta de dinheiro está impedindo o início das desapropriações no lote 1 da duplicação da BR-280, os 36 km entre São Francisco do Sul e Araquari. Os cálculos do DNIT apontam o montante de R$ 149,7 milhões para a compra de áreas. Na frente de trabalho no trecho do novo traçado, em São Francisco do Sul, proprietários liberaram o uso das áreas, mas, em dado momento, será preciso pagar pelas indenizações. No lote 2.1 (BR-101 até Guaramirim), foram pagos R$ 885 mil dos R$ 7,9 milhões previstos. No lote 2.2 (entre Guaramirim e Jaraguá do Sul), o governo federal quitou R$ 26,6 milhões em desapropriações, restando ainda R$ 12,2 milhões a serem pagos.

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O orçamento de 2019 para a duplicação da BR-280 é de R$ 89 milhões, a serem usados nos três lotes. O dinheiro é insuficiente para as obras andarem em ritmo normal – o ideal seriam R$ 300 milhões – e, portanto, não há folga para ser utilizado na compra de imóveis. No entanto, se não aparecerem recursos para as desapropriações em 2020, especialmente no lote 1, a obra corre o risco de parar porque não haverá trechos disponíveis para os trabalhos. A solicitação do DNIT para o orçamento do ano que vem é de R$ 221 milhões, mas ainda não há garantia de inclusão. 

Convênios municipais

A Amunesc está estudando a possibilidade de os municípios assinarem convênios entre si com múltiplas finalidades. O uso comum de uma usina de asfalto, como pretende o governo do Estado, seria uma dessas funções. E os convênios poderão ser fechados com prefeituras de outras associações, como a Amvali, com sede em Jaraguá do Sul.

Nova diretoria do Sinsej

A criação e posterior ampliação do vale-alimentação para até 95% dos servidores é um dos itens da lista de conquistas citadas pela diretoria do Sinsej, que se despediu após nove anos no comando. Nesta segunda-feira (22), toma posse a nova diretoria. 

Pelo mar

Salmo Duarte, A Notícia
(Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

No plano urbanístico do Espinheiros, apresentado na semana, foi incluída a proposta de transporte marítimo de passageiros para o Morro do Amaral (ao fundo, na imagem), como já citado pela coluna. Seria uma forma de fortalecer o turismo nas duas localidades, além, é claro, de encurtar distâncias.

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Voluntários

Claudio Aragão vê em projeto apresentado por ele, com colaboração de sugestões feitas por Nelson Coelho, como uma forma de incentivar o voluntariado em Joinville, inclusive em ações do poder público.

Não voltou

Apesar da mobilização a favor da proposta, ainda não foi retomada na Assembleia Legislativa a tramitação do projeto de criação da região metropolitana de Joinville. A proposta foi retirada pelo governo do Estado no ano passado.

Corredores 

A ampliação das vias com corredores de ônibus em Joinville aparentemente saiu de pauta, não há nenhuma nova rua prevista para curto ou médio prazos.