Duas ruas do entorno da rodoviária, Paraíba e Concórdia, são o motivo das novas queixas sobre ciclofaixas em Joinville. Desta vez, a reclamação é pela falta de previsão de via exclusivas para ciclistas – as duas ruas, que recentemente receberam uma camada de asfalto sobre o revestimento de paralelepípedos, estão sendo sinalizadas sem delimitação de ciclofaixas. Por enquanto, não há indicação de que as vias serão instaladas.

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Neste ano, já houve polêmica por causa de ciclofaixas, sempre por motivações diferentes. Na Albano Schmidt, o alargamento da rua em requalificação está levando a ciclofaixa a ser compartilhada com os passeios, assim como foi feito na São Paulo. No entanto, a rua do Boa Vista tem movimentação maior de ciclistas e pedestres.

A mudança na Marquês de Olinda teve reclamações porque a ciclofaixa teria ficado larga demais – até ciclistas se queixaram, com temor de “invasão” do espaço pelos demais veículos. Na ciclofaixa implantada na João Pessoa, houve quem questionou se teria movimento que justificasse – a via para ciclistas foi mantida.

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No caso das ruas Concórdia e Paraíba, a queixa é de que as ciclofaixas são previstas no Plano Diretor de Transportes Ativos (PDTA), derivado do Plano de Mobilidade. O Pedala Joinville alegou que “reclamações” fizeram o município a desistir das novas ciclofaixas. A prefeitura nega e diz que o Plano de Mobilidade serve como diretriz, mas sem obrigatoriedade de atendimento. As ciclofaixas vão continuar em avaliação e serão instaladas conforme as possibilidades. Um exemplo é a ampliação na rua Senador Rodrigo Lobo, no Jardim Iririú.

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