A faixa etária pretendida pelo governo federal para incentivar o emprego tem elevado saldo de criação de vagas em Joinville. Neste ano, até setembro, houve criação de 4,9 mil novos postos entre o pessoal com 18 e 29 anos. Esse é o saldo entre admitidos e demitidos. A geração de empregos nessa faixa ficou com 64% do total criado pela cidade. Entre os trabalhadores com idades entre 40 e 49 anos, só foram criadas 400 vagas.

Continua depois da publicidade

O Contrato de Trabalho Verde e Amarelo é um programa de incentivo ao emprego entre os 18 e 29 anos, com duração entre 2020 e 2022. O salário é até R$ 1,5 mil, com prazo de até dois anos, sendo transformado automaticamente em contrato por prazo indeterminado após esse intervalo. Os empregadores terão isenção da contribuição previdenciária patronal e salário-educação, além das contribuições do Sistema S. Também será reduzida a alíquota do FGTS e a multa pela demissão sem justa causa.

As estatísticas em períodos maiores também apontam a predominância da criação de empregos na faixa entre 18 e 29 anos. Desde janeiro de 2017, quando começou a retomada do emprego em Joinville, após dois anos de demissões em alta, surgiram 17,2 mil vagas entre o pessoal com essa idade. No período, foram criados 22 mil novos empregos em Joinville.