Em fase final de análise pela prefeitura de Joinville, a revisão do Plano Diretor não deverá passar por alterações significativas em relação à versão final aprovada pelos vereadores no mês passado. Dessa forma, devem ser mantidas, por exemplo, a criação de mais áreas de expansão urbana e a flexibilização do IPTU progressivo. A verificação do projeto já passou pela Secretaria de Planejamento Urbano e está com a Procuradoria-Geral do Município, para a avaliação final antes do envio para o prefeito Adriano Silva.
Continua depois da publicidade
> Revisão do Plano Diretor de Joinville amplia área urbana em 7,7 mil hectares
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Por meio de emendas, os vereadores alteraram a versão enviada pelo Executivo no final de 2018, ainda no governo Udo Döhler. Uma iniciativa sem êxito da legislatura anterior da Câmara, de criar mais áreas de expansão urbana, teve sucesso dessa vez: o perímetro urbano será ampliado em 7,7 mil hectares com as mudanças no Plano Diretor, principalmente por meio das áreas de expansão urbana. A maior delas é o Vale Verde, na região Norte do município.
No caso do IPTU progressivo, a principal mudança foi a redução da alíquota máxima, de 12% para 7%. Também está previsto que o município pode optar pela aplicação da progressividade – não haveria obrigatoriedade. Os vereadores também retiraram da versão inicial os prazos previstos para a apresentação de leis acessórias ao Plano Diretor.
Continua depois da publicidade
A manutenção da revisão, com possibilidade de poucos vetos pelo Executivo (um deles talvez seja em relação à uma alteração na outorga a ser paga pelo novo uso de uma área), ocorre também porque o Plano Diretor traça diretrizes, mas precisa de outras leis para especificar as regras: será nesse momento em que poderão surgir as polêmicas.
> Revisão do Plano Diretor de Joinville muda “objetivo” sobre perímetro urbano
> Prefeitura de Joinville se inscreve para receber repasse para ônibus
> Ex-deputado estadual volta à Câmara de Joinville por 30 dias
> Câmara de Joinville mantém veto ao projeto contra passaporte da vacina: diferença foi por um voto
> Obras do complexo do Moinho Joinville erguem primeiro bloco
> Em “estreia” de travessa de Joinville pós-reforma, evento atrai 8 mil pessoas