A regulamentação das regras da área da expansão urbana Proteção da Paisagem Campestre está motivando movimentação em Joinville. Há empreendimentos, como loteamentos e condomínios, em preparação inicial para futuros lançamentos. Já foi iniciada também a busca, entre parte dos proprietários de áreas, pela conversão do status dos terrenos de rural para urbano, em procedimento junto à prefeitura. Em áreas onde não houver interesse na mudança, a condição de rural permanece.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A expansão urbana ao Norte de Joinville tem 4,5 mil hectares, com possibilidade de edificação de 2,3 mil hectares – o restante é de áreas verdes ou de proteção ambiental, malha viária, entre outros condicionantes. Na década passada, quando a proposta da expansão urbana surgiu, com o nome de Vale Verde, o foco era a permissão da instalação de loteamentos. A discussão sobre a metragem mínima dos lotes dominou a discussão à época (o projeto foi arquivado e voltou, modificado, com inclusão na revisão do Plano Diretor, concluída em 2022).
Para a mudança dos usos, seja para a implantação de um condomínio ou de outra atividade econômica permitida pela expansão urbana, os donos dos imóveis terão de pagar a outorga onerosa à prefeitura. A obrigação poderá ser quitada também por meio de operações urbanas consorciadas, na qual os empreendedores bancam investimentos em infraestrutura no local. O primeiro loteamento a ser construído com as regras da expansão urbana terá operação consorciada, com implantação de novo acesso ao bairro Jardim Paraíso. Um dos setores da expansão será exclusivo para o setor náutico, junto às marinas instaladas na foz do rio Cubatão.
Continua depois da publicidade
Qual a proposta para a concessão do Mercado Público de Joinville; novas áreas estão previstas
Quais os nomes cotados se novos bairros forem criados em Joinville
De mudança para futuro parque, casa enxaimel será restaurada em Joinville
Arena, aterro e cemitérios podem ser incluídos em lei da Cosip em Joinville
Como bancada de Joinville pode passar de três para cinco deputados
Em seis meses de obras, construção de ponte de 1,2 km no litoral do PR tem 27% de execução
Estudo para avaliar nova ponte de mil metros sobre o mar em SC ganha prazo