* Por Gabriela Florêncio
Estimativa da Companhia Águas de Joinville prevê a finalização da obra na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba, na Zona Sul, no segundo semestre deste ano. Antes, a previsão repassada pela empresa era de que a nova unidade estaria concluída até o fim de 2018. A mudança na data aconteceu por causa do atraso na entrega de materiais pelos fornecedores, chuvas antes e durante a concretagem e o processo de impermeabilização mais demorado.
Continua depois da publicidade
Novo modelo
Com 80% de execução concluída em fevereiro, a ETE tem orçamento aproximado de R$ 64 milhões e previsão para beneficiar os bairros das regiões Norte, Leste, Central e Sul de Joinville. A nova estação deve reduzir o mau odor gerado durante o tratamento, utilizando um sistema mais eficiente que o atual de lagoas de estabilização. Com a conclusão, a capacidade de tratamento vai triplicar – de 200 para 600 litros por segundo de efluente tratado.
Segundo a Águas de Joinville, a nova ETE Jarivatuba será uma das mais modernas da América Latina. A atual opera desde 1989 e recebe cerca de 90% do esgoto coletado na cidade.
Continua depois da publicidade
Ela será desativada assim que a nova unidade estiver pronta.
Prazo
O prazo para a inscrição dos interessados em participar do Desfile Comemorativo dos 168 anos de Joinville vai até 24 de fevereiro. Até esta quinta-feira (14), 35 entidades já haviam se inscrito. No ano passado participaram 67 entidades. As entidades interessadas em fazer parte do evento, que acontece no dia 9 de Março, na avenida Beira-rio, podem preencher o cadastro pelo site da prefeitura, no espaço inscrições.
Nova diretoria
Nesta segunda-feira (18), o prefeito de Balneário Barra do Sul, Ademir Henrique Borges, toma posse como presidente da Associação dos Municípios de Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). A presidência foi escolhida por sistema de rodízio, implantado há alguns anos. Além de Ademir, também foram eleitos como 1º, 2º e 3º vice-presidentes: Rodrigo David, prefeito de Garuva; Clenilton Carlos Pereira, prefeito de Araquari; e Renato Gama Lobo, prefeito de São Francisco do Sul, respectivamente.
Grupo
O diretor da Penitenciária de Joinville, João Renato Schiitter, passa a integrar — junto a outros gestores e agentes penitenciários — grupo de estudo para analisar possíveis parcerias público-privadas na gestão de unidades prisionais do Estado. O grupo irá elaborar relatório técnico sobre o sistema de co-gestão em outras unidades do país, podendo viajar aos locais para pesquisar sobre o modelo. A Penitenciária de Joinville já funciona por meio de parceria entre o governo estadual e a Montesinos.
*O colunista Jefferson Saavedra está de férias. Volta a escrever neste espaço no dia 8 de março.