A Amunesc vai estudar a viabilidade da construção da ponte da Vigorelli, de ligação entre a localidade de Joinville e a parte continental de São Francisco do Sul, na Vila da Glória. O trabalho será feito por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-Amunesc), conforme a entidade. O transporte no local é feito por balsa, com interdição de uma das embarcações nesta semana. O pedido para a avaliação pela associação de municípios partiu do prefeito de Joinville, Adriano Silva, após conversa com os demais prefeitos da entidade. O deputado Matheus Cadorin (Novo) também se manifestou a favor de estudos sobre a ponte.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A ponte sugerida no ofício enviado pelo prefeito Adriano se encaixaria no projeto da Costa do Encanto, o pacote de investimentos viários na região litorânea no Norte de Santa Catarina, iniciado nos anos 2000 pelo governo do Estado. A construção vem sendo sugerida desde a década passada, pelo menos, mas nem estudos chegaram a ser iniciados.

O deputado Cadorin vai procurar a Secretaria de Estado da Infraestrutura para discutir quais iniciativas devem ser feitas para viabilizar estudos sobre a ponte. O parlamentar alega que não há como estimar quando a ponte pode vir a ser construída, afinal, não há previsão orçamentária nem para estudos. “Mas precisamos avaliar. Uma das possibilidades é por meio de parceria público-privada”, diz Cadorin. Além do reforço para o turismo, o deputado aponta a construção como uma forma de resolver definitivamente o transporte no local, atualmente dependente de uma autorização antiga.

No Paraná, em local próximo ao Vigorelli, está em construção a ponte entre Guaratuba e Matinhos, cuja ligação também é feita por ferryboat (confirma imagens abaixo). A extensão é de 1.244 metros, semelhante à ligação entre Vigorelli e Vila da Glória. O custo da obra no litoral paranaense é de R$ 387 milhões e deverá ficar pronta em dois anos.

Continua depois da publicidade

Novo elevado de Joinville tem nova data para inauguração

Por que obra “ícone” ainda não começou em Joinville

Joinville também tem propostas para multas em usuários de drogas

Principais desafios da infraestrutura de Joinville seguem os mesmos para 2024

Alemanha tem desafio com migração e mira relações com o Brasil

VÍDEO: Lote da duplicação da BR-280 tem detonação de rochas

Obra em estrada de cidade SC só volta com licenciamento pelo Ibama