Os estudos sobre a nova modelagem mostram queda expressiva no uso do transporte coletivo de Joinville, fenômeno iniciado nos anos 2000 e acentuado na última década. Em recorte nos últimos dez anos, a cidade teve uma diminuição de 3,7 milhões passageiros anuais para 2,1 milhões no ano passado. Ainda que 2023 tenha apresentado elevação, está distante de recuperar o patamar pré-pandemia – em 2019, foram 2,9 milhões usuários transportados. Os dados são de passageiros totais, incluindo pagantes e não-pagantes.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Além das estatísticas sobre movimentação de passageiros, outras pesquisas apontaram a redução no uso do transporte coletivo em Joinville. As análises para a revisão do Plano Viário, por exemplo, apontam que apenas 15% dos deslocamentos na cidade são realizados por meio de ônibus. Em 2010, ainda que em levantamento com metodologia diferente, o índice apurado era de 24%.
No termo de referência para a futura licitação, cuja minuta foi divulgada na semana passada pela prefeitura de Joinville, a maior facilidade para a motorização individual (maior oferta de crédito, isenções fiscais etc.) e a concorrência com outras modalidades, como transporte por aplicativos, contribuíram para a queda no uso do transporte coletivo, conforme a avaliação. Os estudos apontaram que a participação dos ônibus deveria ser maior, por causa do tamanho da cidade e das características socioeconômicas.
Entre as sugestões de inovação, está a oferta também sob demanda, na qual as rotas são definidas conforme as necessidades dos usuários, em serviço “flexível”, em vez de linhas já definidas, com trajetos e horários fixos. Nessa proposta, o passageiro acessa uma plataforma e indica sua localização e destino pretendido, cabendo ao sistema define como é possível atendê-lo. A modalidade não está prevista no futuro modelo.
Continua depois da publicidade
Câmara de Joinville aprova título de cidadão honorário para Sergio Moro
Guarda Municipal de Joinville vai contar com canil; primeiro cão está em treinamento
Futuro modelo do transporte coletivo em Joinville não avança na integração regional
Ainda sem obras da Ponte Joinville, contrato de supervisão tem pausa
Quais cidades de SC têm mais infrações de trânsito em 2023
Joinville tem mais multas por invasão de corredor de ônibus e infração sobe em ranking
Joinville tem proposta de novas regras para futuros condomínios fechados