Os estudos sobre a nova modelagem mostram queda expressiva no uso do transporte coletivo de Joinville, fenômeno iniciado nos anos 2000 e acentuado na última década. Em recorte nos últimos dez anos, a cidade teve uma diminuição de 3,7 milhões passageiros anuais para 2,1 milhões no ano passado. Ainda que 2023 tenha apresentado elevação, está distante de recuperar o patamar pré-pandemia – em 2019, foram 2,9 milhões usuários transportados. Os dados são de passageiros totais, incluindo pagantes e não-pagantes.

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Além das estatísticas sobre movimentação de passageiros, outras pesquisas apontaram a redução no uso do transporte coletivo em Joinville. As análises para a revisão do Plano Viário, por exemplo, apontam que apenas 15% dos deslocamentos na cidade são realizados por meio de ônibus. Em 2010, ainda que em levantamento com metodologia diferente, o índice apurado era de 24%.

No termo de referência para a futura licitação, cuja minuta foi divulgada na semana passada pela prefeitura de Joinville, a maior facilidade para a motorização individual (maior oferta de crédito, isenções fiscais etc.) e a concorrência com outras modalidades, como transporte por aplicativos, contribuíram para a queda no uso do transporte coletivo, conforme a avaliação. Os estudos apontaram que a participação dos ônibus deveria ser maior, por causa do tamanho da cidade e das características socioeconômicas.

Entre as sugestões de inovação, está a oferta também sob demanda, na qual as rotas são definidas conforme as necessidades dos usuários, em serviço “flexível”, em vez de linhas já definidas, com trajetos e horários fixos. Nessa proposta, o passageiro acessa uma plataforma e indica sua localização e destino pretendido, cabendo ao sistema define como é possível atendê-lo. A modalidade não está prevista no futuro modelo.

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