Um estudo sobre o transporte marítimo de passageiros na Babitonga, incluindo a travessia da Vigorelli, foi concluído no início do ano passado. O diagnóstico contratado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, fez um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, principalmente da rota entre a Vigorelli e a Vila da Glória, em São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A prioridade da secretaria neste momento é assinar um termo de compromisso com a atual empresa do serviço de balsa, com adoção de melhorias solicitadas pela comunidade. Mais adiante, o objetivo é realizar uma licitação para a concessão, que atualmente opera somente com autorização.
Na autorização para o início do estudo, em março de 2022, ainda no governo Moisés, o objetivo era “otimizar” a prestação do serviço, incluindo a construção de terminais de embarque e desembarque de passageiros. Conforme divulgado à época pela Secretaria de Infraestrutura, o estudo da operação iria avaliar a possibilidade da concessão e com quais regras.
O levantamento buscaria dados sobre usuários, frota, trajetos, valor de tarifa, normas de segurança, impactos ambientais, entre outros. O estudo foi concluído, mas não houve encaminhamento da então administração estadual para elaboração do edital de concessão.
Continua depois da publicidade
Ação do MP cobra que Joinville atenda mais animais além de cães e gatos
Acordo em obra de ferrovia tem repasse para construção em Joinville
“Rua decorada” de bairro planejado em Joinville terá parque
Estado vai preparar licitação para travessia da Vigorelli; comunidade entrega pedidos
Prefeito e vice de cidade no Norte de SC trocam de partido
O que motivou pedido de entidade empresarial de Joinville ao Senado
O que está previsto para a “Praça da bailarina”, em Joinville