O estudo de viabilidade para a eventual construção da ponte entre Joinville e São Francisco do Sul terá de oferecer três alternativas de traçado, pelo menos, para os acessos e a ligação sobre a baía da Babitonga, entre outros temas. O edital para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) indica que as opções devem levar em conta situações que reduzam gastos com desapropriações, evitem regiões de maior complexidade geotécnica e “otimizem” o modelo da ponte, além da avaliação de questões ambientais. A estrutura sobre o mar deve ter em torno de 1,2 mil metros.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os estudos de tráfego do estudo da ponte entre a Vigorelli (Joinville) e Vila da Glória (parte continental de São Francisco do Sul) vão avaliar também a movimentação regional. Os locais de acesso à balsa na Vigorelli, aeroporto, SC-417 (região de Garuva e Itapoá), acesso ao Porto Itapoá, Eixo Industrial de Joinville e ligação entre a Vila da Glória e Garuva são os pontos a serem mapeados. O estudo vai avaliar uma série de outros temas, com topografia, geologia, questões ambientais, modelo de ponte, entre outros.
A contratação pelo Consórcio CIM-Amunesc está em fase final de licitação. O trabalho será bancado pelas prefeituras de Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva. Após a ordem de serviço, o trabalho terá 18 meses para ser concluído. Se houver decisão pela construção, será preciso contratar o projeto executivo. Não há nenhuma fonte de recursos definida – uma das possibilidades é de parceria com a iniciativa privada.
Aval para obra de R$ 324 milhões em portos de SC sai neste mês; modelo é inédito
Continua depois da publicidade
Retomada de duplicação em lote de rodovia federal em SC tem estimativa
Nova rodovia litorânea em SC tem duas demandas para o início do ano
Qual o novo prazo para a conclusão do Palácio das Orquídeas em Joinville
Novo balanço aponta em quanto avançaram as obras em ponte de 1,2 mil metros no PR
O que falta para o início das obras de ponte com “curva” e quase 200 metros em SC
Joinville terá proposta para “repaginação” de imóveis na área central