O estudo apresentado nesta sexta-feira na Fiesc sobre a BR-101 Norte trouxe sugestões para a inclusão de mais faixas adicionais, vias marginais, alargamento de viadutos e pontes, entre outras sugestões. As obras são consideradas necessárias para atendimento da demanda de tráfego da rodovia até 2048 – novo prazo de concessão da rodovia se a repactuação por mais 15 anos, a partir de 2033, for confirmada. As sugestões do estudo serão levadas à ANTT e ao Ministério dos Transportes.
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O levantamento sobre a BR-101 Norte, concessão com 244 km em Santa Catarina (há segmentos também no Paraná), foi contratado pela Fiesc logo após a concessionária apresentar a proposta para a otimização do contrato. A ampliação dos prazos das concessões foi permitida pelo Ministério dos Transportes como forma de antecipar obras que só sairiam após novas licitações ou que teriam impacto maior no pedágio se fossem realizadas nos atuais contratos. O pacote de obras apresentado pela concessionária foi de R$ 8,5 bilhões, entre faixas adicionais, vias marginais, viadutos, pontes, entre outros.
A Fiesc considerou a repactuação como medida positiva, mas apontou as obras sugeridas como “insuficientes”. Por isso, foi feita a contratação do estudo técnico, cujas conclusões tiveram o mesmo atendimento: há necessidade de mais obras para manter a capacidade de tráfego da rodovia. As sugestões feitas para manter o nível de serviço D (a escala vai de A a F, o nível máximo de saturação).
O estudo sobre a rodovia levou em conta simulações de tráfego, estudo do GPT (Grupo Paritário de Trabalho, criado há uma década pela Fiesc para acompanhar e sugerir melhorias para a BR-101), projeções de crescimento de veículos, dados das praças de pedágio, avaliação do impacto das obras sugeridas pela concessionária, informações sobre futura movimentação de cargas nos portos (o segmento concedido cruza a região dos complexos portuários de São Francisco do Sul e Itajaí), entre outras informações.
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No relatório, o engenheiro Lucas Trindade apontou as obras sugeridas inicialmente na repactuação como “importantes”, mas insuficientes para atender a demanda até 2047. O trabalho apontou também os custos a serem suportados se a rodovia não atender a demanda de tráfego de forma adequada, incluindo os custos ambientais. Foi citado ainda que as sugestões precisam passar por análise técnica. Em outra apresentação, a Fiesc também sugeriu uma série de ações para a melhoria no tráfego das BRs 101 e 116, a outra rodovia concedida em Santa Catarina.
Obras sugeridas para a BR-101 no estudo
Implantação de faixas adicionais nas pistas principais
Km 0 a km 6, pistas Norte e Sul – Garuva
Km 6 a km 105,70, pista Norte (contemplando obras do GPT*) – Garuva a Penha
Km 6 a km 106,20, pista Sul (contemplando obras do GPT) – Garuva a Penha
Km 138 a km 144,90, pistas Norte e Sul (4ª faixa na subida Morro do Boi, na pista Sul) – Balneário Camboriú
Km 145,60 a km 155, pistas Norte e Sul – Itapema a Porto Belo
Km 203,50 a km 204,10, pista Norte (4ª faixa, para entrelaçamento) – São José
Km 205 a km 205,47, pista Norte (4ª faixa, para entrelaçamento) – São José
Km 218 a km 221,50, pistas Norte e Sul – Palhoça
Km 231,50 a 244,70, pistas Norte e Sul – Palhoça
Melhoria e complementação de alças de interseções em desnível e acessos
Trevo de Garuva – km 6,20
Implantação de retorno – km 14,90 – Garuva
Melhoria de Acessos – km 40 a 41,88 – Sul (Projeto GPT) – Joinville
Melhoria de Acessos – km 86,37 a 87,34 – Sul e Norte (Projeto GPT) – Barra Velha
Retorno em Desnível – km 120,70 (Projeto GPT) – Itajaí
Readequação de Trevo em Desnível – km 134,42 (Projeto GPT) – Balneário Camboriú
Melhoria de Acessos – km 142,20 – Norte (Projeto GPT) – Itapema
Readequação de Trevo em Desnível – km 155 (Projeto GPT) – Porto Belo
Retorno em Desnível – km 158 (Projeto GPT) – Porto Belo
Retorno em Desnível – km 177,54 (Projeto GPT) – Biguaçu
Trevo da Via Expressa de Florianópolis (BR-282) – km 205,40 (Projeto GPT)
Implantação de pista e galeria de transposição de vias transversais
PI do km 38,40, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Joinville
PI do km 41,27, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Joinville
PI do km 113,50, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Navegantes
Viadutos entre o km 132,10 a 134,62, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Balneário Camboriú
PI do km 137,36, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Balneário Camboriú
Viadutos entre o km 146,02 a 151,67, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Itapema
PI do km 169,60, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Tijucas
Viadutos entre o km 192,80 a 216,00, pistas Norte e Sul (Projeto GPT) – Biguaçu
Implantação de via marginal e transposições necessárias para garantir continuidade
Via Marginal Sul – km 80,16 a 80,43 (Projeto GPT) – Araquari
Via Marginal Norte – km 86,70 a 87,34 (Projeto GPT) – Barra Velha
Via Marginal Norte – km 87,45 a 92,25 (Projeto GPT) – Barra Velha
Via Marginal Norte – km 95,51 a 99,16 (Projeto GPT) – Barra Velha
Via Marginal Norte – km 121,99 a 124 (Projeto GPT) – Itajaí
Via Marginal Sul – km 123,30 a 123,60 (Projeto GPT) – Itajaí
Via Marginal Norte – km 125,67 a 131 (Projeto GPT) – Itajaí
Via Marginal Sul – km 142 a 142,58 (Projeto GPT) – Itapema
Via Marginal Sul – km 142,85 a 145,90 (Projeto GPT) – Itapema
Via Marginal Norte – km 143,30 a 145,85 (Projeto GPT) – Itapema
Via Marginal Sul – km 151,77 a 153 (Projeto GPT) – Itapema
Via Marginal Sul – km 153,00 a 154,90 (Projeto GPT) – Itapema
Via Marginal Sul – km 158,00 a 163,00; (Projeto GPT) – Porto Belo
Via Marginal Norte – km 158,00 a 160,90; (Projeto GPT) – Porto Belo
Via Marginal Sul – km 164 a 168,00; (Projeto GPT) – Itapema
Via Marginal Norte – km 165 a 168 (Projeto GPT) – Tijucas
Via Marginal Norte – km 169,60 a 171 (Projeto GPT) – Tijucas
Via Marginal Norte – km 180,42 a 181,70 (Projeto GPT) – Governador Celso Ramos
Via Marginal Sul – km 182,48 a 182,78 (Projeto GPT) – Governador Celso Ramos
Via Marginal Norte – km 183,70 a 185,52 (Projeto GPT) – Governador Celso Ramos
Via Marginal Norte – km 187,69 a 187,78 (Projeto GPT) – Biguaçu
Via Marginal Norte – km 188,90 a 189,10 (Projeto GPT) – Biguaçu
Via Marginal Sul – km 190,43 a 190,94 (Projeto GPT) – Biguaçu
Via Marginal Norte – km 218,39 a 219,50 (Projeto GPT) – Palhoça
Via Marginal Sul – km 218,39 a 219,40 (Projeto GPT) – Palhoça
Fonte: Relatório Executivo da Análise Operacional e Econômica para os Projetos de Ampliação de Capacidade da BR-101/SC na Extensão do Contrato de Administração da Autopista Litoral Sul
*GPT – Grupo Paritário de Trabalho, formado na década passada para acompanhar a BR-101 Norte
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