A área de expansão urbana de Sul (AEU Sul) tem estimativa de contar com 130 mil pessoas, entre moradores e população flutuante (formada, em grande parte, pelos trabalhadores), em futura ocupação nas próximas décadas. A estimativa é da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), apresentada na proposta de regulamentação da área de expansão, em análise no Conselho da Cidade. A etapa seguinte será a Câmara de Vereadores. A área de expansão fica ao Sul de Joinville, nos limites com Araquari e Guaramirim, junto à BR-101.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A maioria das áreas no perímetro de abrangência da AEU Sul é privada: o que a regulamentação faz é permitir outros usos. O que a regulamentação faz é definir quais atividades serão permitidas e em quais setores. Ao poder público, caberá a instalação da infraestrutura. Um dos imóveis é um público, reservado para a construção do campus da UFSC, com obras paradas há mais de uma década.
O uso da área de expansão no Sul de Joinville será predominantemente industrial e logístico, com parques tecnológicos e inovação. O uso residencial é um dos temas em discussão: por ora, a proposta limita tal ocupação, mas há possibilidade de ampliação. Há também previsão de setores de comércio e serviços, além de lazer. Dos 3,2 mil hectares da AEU Sul, será possível a utilização de 1,1 mil hectares. As demais áreas serão reservadas para a infraestrutura e equipamentos comunitários, além das áreas de conservação.
Nomeado para o Detran, Kennedy Nunes não pretende concorrer em 2024
Continua depois da publicidade
Com chance de repasse maior, duplicação da BR-280 terá novo “desafio”
Por que secretaria de Joinville defende viabilidade do novo Plano Viário
Duplicação de acesso em Joinville terá reforço de R$ 4 milhões
Saúde de Joinville tem levantamento sobre déficit de servidores
Estacionamento rotativo de Joinville vai entrar na lista de futuras concessões