Em uma estimativa, a população de idosos em Joinville poderá crescer 65% em uma década. Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Joinville, em publicação sobre os cuidados com pessoas com mais de 60 anos, foram divulgadas estimativas de faixas etárias para o futuro. Como os idosos representam atualmente quase 15% da população, são 86 mil moradores em um contingente de 600 mil moradores. Em 2030, a proporção da faixa acima dos 60 anos vai se aproximar de 21% do conjunto da população.

Continua depois da publicidade

> Volta às aulas em Joinville: testagem para coronavírus em alunos está em análise

> Eleições 2020 em Joinville: “refundação” do Centro motiva propostas dos candidatos

Só que até lá, daqui a dez anos, Joinville vai estar perto da marca de 700 mil moradores, em estimativa baseada no crescimento na última década. Portanto, seriam 142 mil pessoas com mais de 60 anos na cidade. Claro que se trata de uma projeção sujeita a variações – o Censo de 2021 vai dar um panorama mais apurado sobre o crescimento da população. Ainda assim, situações como ondas de migração, seja em deslocamentos de vinda ou saída de pessoas de um município, podem levar as projeções a não se confirmarem.

A publicação “Linha de Cuidado da Saúde da Pessoa Idosa” cita uma série de diretrizes para atendimento em Joinville das pessoas com mais de 60 anos. Além da enumerar as particularidades da rede municipal, o documento cita as diretrizes para o envelhecimento saudável.

Continua depois da publicidade