O governo do Estado está contratando empresa para analisar as possibilidades de transporte de passageiros e veículos na baía da Babitonga. As rotas sugeridas são entre a Ilha de São Francisco do Sul e Itapoá e Balneário Barra do Sul, mas há opção de estudos de outros locais na Babitonga. O edital da concorrência foi lançado nesta semana.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os estudos são para analisar a viabilidade econômica, para apontar se há demanda de transporte capaz de bancar os custos. Também são analisadas as viabilidades técnicas (se há como realizar a rota e com qual modelo de embarcação) e ambientais (se o segmento escolhido terá liberação ambiental). 

O edital prevê análise da rota já existente em São Francisco do Sul e Itapoá e de rotas alternativas. Para a ligação entre São Francisco e Barra do Sul, são solicitadas duas rotas. A concorrência também quer a análise de outras rotas de transporte de passageiros e cargas entre as demais localidades.

No ano passado, o governo do Estado contratou estudos sobre a viabilidade do transporte hidroviário na Babitonga, mas em outros locais, como as rotas entre Joinville e São Francisco do Sul. Outros trajetos, inclusive entre localidades de Joinville, também estão previstos na análise. O estudo em fase final de revisão.

Continua depois da publicidade

> Edital da Ponte Joinville muda e estimativa passa para R$ 280 milhões

> Joinville fica em 100º lugar em ranking de investimentos de prefeituras

> Inconstitucional, lei de Joinville sobre linguagem neutra é arquivada

> Câmara de Joinville quer mudar regra da renúncia em posse de suplentes de deputado