Nesta quinta, o governador Carlos Moisés anuncia em Joinville a obra para a região prevista no projeto Novos Rumos. O programa, lançado na sexta-feira em Chapecó, elenca os investimentos a curto prazo em infraestrutura no Estado. Para Joinville, ainda que não tenha sido feito o anúncio oficial, a obra mais cotada para participar do programa é o asfaltamento do acesso ao Distrito Industrial pela BR-101 (rodovias Edgar Meister e Hans Dieter Schmidt). Pelos 5,7 quilômetros, cruzariam em torno de 40% da produção industrial de Joinville.

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Se a obra sair, o acesso ao Aeroporto de Joinville estará totalmente duplicado – hoje, há mais pistas duplas somente no trecho da avenida Santos Dumont. A obra teve edital lançado em 2017, com conclusão da licitação no final do ano passado, em concorrência vencida pela Infrasul, com proposta de R$ 35,2 milhões. Hoje, a via está com pavimento deteriorado, sem previsão de recape (apenas operações tapa-buraco). A administração estadual anterior pretendia bancar a obra com recursos de financiamento do BNDES, mas o empréstimo não saiu.

A prioridade

Na semana passada, em conversa na Casa Civil, o deputado Sargento Lima (PSL) ouviu a garantia de que a recuperação e manutenção do acesso ao Distrito Industrial de Joinville é  prioridade do governo do Estado, ainda que não tenha sido abordado o Novos Rumos. Até o fim da tarde de ontem, o Estado ainda não havia se manifestado oficialmente sobre o anúncio de quinta em Joinville. Outra demanda urgente em infraestrutura viária é a recuperação da SC-418 no trecho da Serra Dona Francisca. Inclusive há decisão judicial determinado investimentos na estrada,  em ação do Ministério Público de SC.

Contorno de Jaraguá

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Apresentado durante a semana passada em reuniões em Jaraguá do Sul, Schoreder e Guaramirim, o projeto do novo contorno ferroviário do Vale do Itapocu não enfrentou resistências. Mas a Prefeitura de Schroeder quis mais detalhes sobre desapropriações. O contorno de Jaraguá está ainda em etapa mais recente, sem cronograma previsto de obras. No caso dos contornos de Joinville e de São Francisco do Sul, há uma possibilidade de retomada em 2020, ainda que as obras precisem ser licitadas.