O governo do Estado está contratando estudos sobre a viabilidade do transporte de passageiros na baía da Babitonga. A escolha da empresa, por meio de licitação, foi contratada nesta semana. O serviço pode ser oferecido por meio de concessão à iniciativa privada. O edital sugeriu rotas de navegação entre locais na região de Joinville e de São Francisco do Sul. O trabalho deve ser concluído em cinco meses.

Continua depois da publicidade

> Rota entre Vigorelli e Espinheiros? Estudo vai analisar transporte pela Babitonga

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Uma das rotas pode ser entre a Vigorelli e o Espinheiros, em Joinville. Hoje, ferry-boat já faz a ligação entre Vigorelli (Joinville) e São Francisco. Há travessias regulares pela Babitonga entre outros pontos de São Francisco do Sul e Itapoá. Os estudos contratados pelo Estado são para a viabilidade técnica (quais embarcações, por exemplo, podem ser usadas), econômica (se haveria movimentação de passageiros suficiente para manter uma concessão) e ambiental.

Em 2008, Joinville chegou a contar com um serviço regular de transporte de passageiros pela Babitonga, com embarque em terminal junto ao rio Cachoeira. A navegação tinha rota até São Francisco do Sul. Mas o serviço operou apenas por meses, sendo desativado após o Estado desistir da dragagem do rio Cachoeira. Mais adiante, outras iniciativas foram adotadas, com outros locais de embarque.

Continua depois da publicidade

> Aplicativo de serviços públicos de Joinville vai começar pela iluminação

> Pedidos de vereadores de Joinville chegam a quase 600 lombadas e lombofaixas

> Por que projeto de multa para quem agendar vacina contra Covid e não comparecer está parado

> Joinville e região planejam mutirão de vacinação contra a Covid no fim de semana