Na arrancada do novo estacionamento rotativo de Joinville, perto de completar um mês, foram aplicadas 738 multas desde o dia 26, uma média de 39 infrações diárias (levando em conta apenas os dias úteis, sem domingos e feriados, quando o sistema não está em operação).
Continua depois da publicidade
A notificação é feita quando o veículo permanece um tempo acima do permitido – não há cobrança pelo uso das vagas. Se todas as multas vierem a ser pagas, a receita será de R$ 144 mil. No mesmo período, foram guinchados 163 veículos, uma média diária de oito por dia. O recolhimento é previsto em todos os casos, mas nem sempre o guincho está disponível e o veículo não é levado quando o motorista aparece antes.
A aplicação das notificações tem caído nos últimos dias. Se for levada em conta somente a semana passada, a média diária foi reduzida para 24 infrações por dia. No mesmo período, três veículos foram guinchados por dia, em média.
A CDL aprovou o novo modelo e garante que a maior rotatividade tem ampliado o número de vagas disponíveis para estacionar na área central. O rotativo oferece 888 vagas, número que poderá ser ampliado após a conclusão de obras do rio Mathias. Outras ruas estão em estudo para a inclusão no sistema.
Paradas
A discussão ontem na Câmara de Joinville sobre o projeto para permitir o desembarque à noite de mulheres, idosos e deficientes em locais fora dos pontos de ônibus não foi conclusivo e os vereadores vão buscar mais informações sobre o tema. Os dados serão para apurar se realmente a alteração dará mais segurança e quais os impactos. Uma emenda deverá limitar a possibilidade às gestantes e não a todas as mulheres.
Continua depois da publicidade
Pessoas na rua
Na sessão de ontem, o vereador Maurício Peixer (PR) se disse surpreso com o número de mais de 800 pessoas morando na rua em Joinville. Conforme o relato dele, eram menos de 150 pessoas nessa situação quando ele era secretário de Assistência Social, em 2007.
Atendimento
O espaço a ser alugado no bairro América para abrigar as secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, além do Procon, será chamado de Central de Atendimento do Cidadão, unidade inclusive prevista no Plano de Governo.
Mudança
Em nova mexida na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, foram exonerados quatro ocupantes de cargos comissionados, com nomeação de um deles para uma gerência. Uma outra coordenadoria então vaga foi ocupada.