O estacionamento rotativo será incluído na lista de concessões planejadas pelo governo Adriano Silva. A possibilidade chegou a ser estudada em outros momentos pela atual administração, mas agora ganhou mais força com a publicação pelo Conselho Gestor do Programa Municipal de Parcerias Público-privadas da intenção de criar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para cadastramento de interessados em propor modelo para operação do rotativo pela iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O Conselho Gestor fez a publicação sobre a PMI ao rejeitar a oferta de empresa para a abertura de uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP). Em uma MIP, é a empresa que se oferece espontaneamente para apresentar estudos sobre uma concessão. No caso da PMI, é o poder público que faz o convite. Foi assim, por exemplo, no caso da concessão da Cidadela Cultural, para a qual consórcio apresentou estudos sobre a reforma, ocupação e gestão do complexo. Não há data de quando será aberta a PMI para o rotativo. O Detrans vai participar com apoio técnico na preparação do procedimento.

Em Joinville, o estacionamento rotativo operou por meio de empresas privadas contratadas por licitação entre 1994 e 2013, com períodos de interrupção. Depois de seis anos inativo, o sistema foi retomado em 2019, com gestão direta da prefeitura e sem cobrança (mas com aplicação de multa em caso de descumprimento do tempo máximo de permanência). São 900 vagas de estacionamento em sistema de rodízio, com fiscalização pelos agentes de trânsito.

Repasse para hospital de Joinville deve sair até dia 15; ainda há pendência

Continua depois da publicidade

Proposta na Câmara de Joinville quer mudar regras para comércio ambulante

Prazo para conclusão de obra de R$ 10 mi na zona Sul de Joinville é até março de 2024

Duplicação de acesso em Joinville tem liberação ambiental; obra ainda sem data

Joinville poderá contar com banco de dados sobre voluntários

Após abrir inquérito em Joinville, MP faz série de recomendações contra dengue