Ainda que mudanças tenham sido estudadas e exista a possibilidade de futura concessão à iniciativa privada, o estacionamento rotativo em Joinville está sendo mantido sem alterações. O sistema deverá continuar assim por mais tempo, sem nenhuma modificação a curto ou médio prazos. Neste ano, foram aplicadas 232 multas, conforme o Detrans. O uso das vagas é gratuito, mas há previsão de multa em caso de permanência acima do período permitido.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Espalhado na área central, o rotativo oferece 872 vagas, com 40 delas para embarque ou desembarque ou de curta duração (até 15 minutos, com pisca-alerta acionado). Não há diferenças significativas em relação ao número de 2019, quando a retomada ofereceu 907 vagas. Houve planos de expansão, com mais ruas incluídas, mas não foram adiante.

No governo Adriano, em possibilidade estudada também no governo Udo, houve análise de mudança na fiscalização: o monitoramento seria feito por meio de veículos com câmeras. Pelo modelo, seria necessário um número menor de agentes de trânsito na fiscalização. Mas a proposta já foi descartada. O plano agora é o estudo da concessão à iniciativa privada, mas ainda sem cronograma das etapas. Entre 1994 e 2013, o estacionamento rotativo de Joinville foi administrado por empresas privadas, contratadas por meio de licitação.

Duplicação da BR-280 ganha reforço de R$ 224 milhões no orçamento

Continua depois da publicidade

Palácio das Orquídeas motiva polêmica na Câmara de Joinville

Joinville tem “padrão” de ruas prioritárias para projetos de asfaltamento

Relatório aponta quantas pessoas em situação de rua estão cadastradas em Joinville

Estudo sobre modelo de gestão de hospital em Joinville ganha mais tempo

Ex-deputado federal vai assumir diretoria no BRDE