A reabertura da Estação da Memória em Joinville depende de reparos, ainda sem data de início. O espaço fechou durante a pandemia, chegando a reabrir em curto período no final do ano passado, e agora está na dependência do restauro. Há tratativas com a concessionária do transporte ferroviário e Secretaria de Infraestrutura para providenciar a reforma. As sacadas, por exemplo, estão com escoras. No temporal de domingo, mais uma vez, parte das telhas foi quebrada na estação de cargas.
Continua depois da publicidade
> Adriano critica modelo anterior das subprefeituras de Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O prédio da antiga estação ferroviária é tombado pelo patrimônio histórico nacional. Com o fim do transporte de passageiros, a edificação perdeu sua função original, passando a ser usado como local de visitação e espaço de preservação histórica, principalmente após reforma realizada há quase 15 anos. Em agosto, a estação completa 115 anos.
Em 2019, o Iphan notificou a prefeitura por causa do estado de conservação da estação. Naquele momento, foram feitos reparos e, desde então, está sendo montado o projeto de restauro. Como se trata de edificação tombada, há necessidade de aprovação dos trabalhos pelo instituto.
Continua depois da publicidade
> Nova ponte em Joinville ainda sem data para obras; prefeitura tenta lançar edital em 2021
> Adriano defende reforma da Previdência em Joinville e alerta para risco de paralisação de obras