Definida para um dos últimos atos de campanha antes da eleição do primeiro turno, Joinville deu a maior votação a Jair Bolsonaro na eleição de 2018, entre as cidades de maior porte: tanto no primeiro como no segundo turno da disputa de quatro anos atrás, em nenhum outro município do País acima de 300 mil eleitores o então candidato teve uma votação proporcionalmente tão alta. A visita de Bolsonaro a Joinville está prevista para o próximo sábado, véspera do dia das eleições. Uma motociata deve ser realizada.

Continua depois da publicidade

> ​Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022

Na eleição de 2018, Bolsonaro fez 72% dos votos válidos em Joinville no primeiro turno, o mais percentual entre as cidades com mais de 300 mil eleitores, conforme ranking montado pela Gazeta do Povo com base nos resultados do TSE. Nessa lista, Londrina ficou em segundo lugar, com 65%. No segundo turno, o quadro se manteve entre as cidades do mesmo porte. Joinville liderou com 83%, com Londrina na segunda posição, com 80%. Bolsonaro teve também os maiores índices de Joinville na disputa pela presidência desde a volta das eleições diretas, em 1989.

Nas demais cidades com outro porte de eleitorado, as maiores votações proporcionais de Bolsonaro também ocorreram em Santa Catarina. Foi em municípios catarinenses (Timbó, Brusque, Indaial, Içara, Tubarão e Itapema) que o então candidato teve o melhor desempenho no primeiro turno em 2018 (nas cidades com 30 mil a 300 mil eleitores). O percentual variou entre 74% e 79%. A liderança proporcional de Bolsonaro em municípios com até 30 mil eleitores foi outra cidade catarinense, Treze de Maio, com 84%

Continua depois da publicidade