A partir da próxima semana, equipes de manutenção da prefeitura de Joinville vão percorrer todas as escolas e centros de educação infantil para vistorias de muros e cercas. O trabalho será para verificar a possibilidade de reforçar os dispositivos, inclusive elevando as estruturas, se possível. Na live desta quinta-feira, o prefeito Adriano Silva citou a medida para a dificultar eventuais invasões. A inspeção foi determinada na quarta-feira, após o ataque à creche em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na live, Adriano afirmou que a segurança de escolas sempre foi preocupação da administração municipal. Na série de medidas tomadas desde 2021, está a ampliação da vigilância presencial para todas as escolas e centros de educação infantil, com presença dos seguranças no horário das aulas. Até então, nem todas as unidades contavam com o serviço.
Também houve instalação de mais câmeras de monitoramento, com 3,9 mil aparelhos em operação. A contratação de mais guardas municipais também foi incluída entre as medidas. “Nossa Guarda Municipal tem um núcleo de inteligência com trabalho na prevenção, analisando redes sociais e qualquer ação que possa percorrer”. Também há ações em conjunto com as polícias Civil e Militar.
O adeus de Blumenau às crianças assassinadas em ataque brutal a creche
Continua depois da publicidade
Quais temas são tratados no protocolo de Joinville de prevenção à violência escolar
Vigilância armada em escolas motiva debate na Câmara de Joinville
Câmara de Joinville recebe dois projetos de lei sobre segurança em escolas