Os dois aceleradores lineares pretendidos pela Secretaria de Saúde de Joinville para instalação no Hospital São José custam em torno de R$ 1,75 milhão cada um. Não há necessidade de construção de casamata, como houve no caso do primeiro aparelho, em operação desde 2011: basta usar a atual. Nesta semana, o Ministério da Saúde deverá responder sobre o pedido de compra dos dois equipamentos usados no tratamento do câncer.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Conselho da cidade
Vai até quinta o período de inscrição para quem quiser tentar uma vaga no próximo Conselho da Cidade de Joinville, com mandato até 2022. O Conselho é formado por 60 representantes da sociedade civil e 42 do poder público. Há também 52 suplentes. Só para as 32 vagas dos movimentos populares, dentro do contingente da sociedade civil, já são 183 inscritos. Desse pessoal, 61 são representantes do Pedala Joinville. O Sincavir tem 12 inscritos nesse segmento. A conferência para a escolha dos novos conselheiros será realizada no dia 1º de junho.
Inquérito da dengue
Continua depois da publicidade
Na semana passada, foi confirmado o arquivamento de inquérito civil aberto pelo MP em 2015 para apurar as ações de enfrentamento da dengue em Joinville. O procedimento foi arquivado porque a Prefeitura atendeu “integralmente” a recomendação da 15ª Promotoria de Justiça, como contratação de agentes, mais vistorias e inspeções, compra de 600 armadilhas, entre uma série de outras providências.
Há diferenças
A comparação entre os aeroportos de Joinville e Londrina precisa de certa contextualização. O terminal da cidade do Paraná realmente tem o dobro da movimentação de passageiros em comparação com o município, ainda que tenha 20 mil moradores a menos. Só que parte dos voos são para Curitiba, Capital a 380 km de distância. E a concorrência com o aeroporto de Maringá não tem comparação com a disputa de Joinville com Curitiba e Navegantes, dois terminais internacionais.
Cidade
A estrutura ao lado do muro de contenção do rio Cachoeira foi identificada pelo mapeamento arqueológico e de educação patrimonial das obras de drenagem do rio Mathias como pivô central de grua. O equipamento, quando dotado de guindaste, era usado para movimentação de cargas no antigo porto de Joinville, desativado há décadas, mas como estruturas remanescentes – ainda que pouca coisa tenha sobrado.
Estimativa
Se o prazo do ano passado se repetir, após o reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal, a liberação do FGTS para os atingidos pelos transtornos provocados pelas chuvas de fevereiro em Joinville inicia em até 45 dias – o cronograma não está pronto.
Continua depois da publicidade
Palestra sobre Previdência
O deputado federal Gilson Marques (Novo) fala nesta segunda-feira (13) sobre a reforma da Previdência e a atuação do Congresso Nacional. A palestra será no Hotel Bourbon, a partir das 19h, em evento aberto ao público. Antes, o deputado participa de almoço com convidados no hotel. Gilson tem o Médio Vale do Itajaí (Pomerode) como base eleitoral.
Timing
A mágoa de Rodrigo Fachini com o governo Udo é grande. Mas ele não iria desabafar no momento em que aliados dele foram demitidos da Prefeitura: o pessoal irá achar que seria só esse o motivo do descontentamento. Não é.