Se não for possível a vinda em fevereiro, há uma articulação para tentar trazer o governador Carlos Moisés a Joinville em março, para a posse da nova diretoria da CDL. Caso se confirme, o encontro seria também com outras entidades empresariais, além do pessoal da Prefeitura. Carlos Moisés deve iniciar as visitas aos municípios a partir do mês que vem. Neste momento, o foco está no início do mandato e os contatos em Brasília.

Continua depois da publicidade

Pedaço do trapiche

No Espinheiros, como mostra Salmo Duarte, caiu um pedaço do trapiche construído para o Porta do Mar. Foi a parte à esquerda. Há planos de uma série de melhorias no entorno do local às margens da Babitonga, inclusive com recursos garantidos pelo Ministério do Turismo. Mas ainda não há nenhuma contratação de obra encaminhada. 

Em estudo

Apesar de manifestar argumentação favorável à elevação da tarifa de esgoto, Udo Döhler não adianta se vai aceitar a proposta de revisão tarifária da Águas de Joinville. A decisão será tomada em fevereiro. 

Fazenda

No ano passado, as quatro varas da Fazenda Pública de Joinville dobraram o número de processos julgados em relação a 2017, com decisões em 53,6 mil ações. Houve otimização do trabalho, com contribuição também da instalação da quarta vara.

O desejo

A Prefeitura de Joinville ainda sonha com a duplicação de trecho da rua Dona Francisca, abertura do Eixo K (área pertencente ao governo do Estado) e melhorias na rua Edmundo Doubrawa  (uma das ligações à BR-101, com conexão com a Estrada Anaburgo do outro lado da rodovia federal). Todas as obras pretendidas ficam na região do Distrito Industrial, ao Norte de Joinville. 

Continua depois da publicidade

Retorno

Pelas contas do município, não haveria investimento em infraestrutura viária com maior retorno do que a ampliação da capacidade viária da zona industrial. A esperança é encaixar as obras em algum financiamento. O projeto de duplicação da Dona Francisca está pronto há quatro anos. Em 2009, houve esperança de início da obra por meio de emenda da bancada do Orçamento da União, mas não saiu.

Faz tempo

A busca da abertura do Eixo K se arrasta desde os anos 90. Em 2014, apareceu – e logo sumiu – uma história de que a instalação de uma linha de transmissão poderia permitir a abertura de uma via no local. Ainda na mesma região, tem a duplicação da Edgar Meister e da Hans Dieter Schmidt, já licitada pelo governo do Estado e ainda sem fonte de recursos. 

Mais prazo

Em sétimo aditivo, o prazo de construção da cadeia feminina de Joinville foi prorrogado. São 286 vagas na estrutura instalada no complexo penitenciário. A conclusão será em 2019. 

Vitaserv

Em decisão sem impacto para os usuários — afinal os mais de 2 mil segurados remanescentes migraram para outro plano de saúde ainda em agosto — a Agência Nacional de Saúde Suplementar decretou a liquidação extrajudicial da Associação de Assistência à Saúde dos Servidores do Município de Joinville.

Continua depois da publicidade

A entidade mantinha o Vitaserv. A portaria foi publicada segunda-feira (28). Agora, está aberto o período de liquidação, a encargo de liquidante nomeado pela ANS.

Experiência

Fernando Krelling adianta que seu chefe de gabinete na Assembleia será Daniel Tavares – que exerceu a mesma função no mandato de Antonio Aguiar.

Corujas

Com o lema "Não se aproxima, apenas admire", a Prefeitura de São Francisco do Sul está em defesa das corujas buraqueiras, comuns no litoral. 

Proteção

O apelo em material de divulgação é feito a moradores e turistas para que as aves sejam protegidas. E, em caso de maus tratos, que sejam feitas denúncias. 

Continua depois da publicidade