A Secretaria de Saúde de Joinville começou nesta quinta-feira a aplicação de testes rápidos, com público-alvo inicial formado por servidores afastados do trabalho por sintomas de gripe. O exame é feito até três dias depois de os pacientes deixarem de apresentar os sintomas. Até então, só haviam sido utilizados testes PCR, de maior complexidade e utilizados somente em pacientes com sintomas. Foram 1.368 testes desse tipo, com 274 casos confirmados – conforme a Secretaria de Estado da Saúde – e mais de mil descartados.
Continua depois da publicidade
Os dois mil testes reservados para a exame dos servidores foram cedidos pelo governo federal por meio do Estado. Em caso de resultado positivo, o profissional continuará em isolamento, até concluir o tratamento. Se for negativo, o funcionário poderá retornar ao trabalho. Os testes estão disponíveis na unidade de saúde do servidor, no Bucarein. Até as 10h, ainda não havia sido feito nenhum teste, mas os servidores já estão sendo chamados.
A Saúde aguarda a chegada de dois lotes de testes rápidos, com 18 mil e 17 mil unidades, para ampliar a testagem em Joinville. O cronograma estipulado pela secretaria não se confirmou – a previsão inicial era de aplicação ainda em abril – e o primeiro lote deve estar disponível em 20 de maio. O outro é esperado para junho.
Continua depois da publicidade