A iluminação da SC-418 na Serra Dona Francisca pode ser retomada por meio de energia solar. A instalação de painéis de captação está prevista em projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, já há um tempo. Outra possibilidade é utilização de fiação com material com baixo valor comercial, uma forma de afastar, assim como no caso da energia solar, os riscos de furtos do cabeamento. Qualquer que seja a alternativa escolhida, será preciso definir uma fonte de recursos para bancar a implantação do sistema, projetado para o segmento da rodovia na região da Serra Dona Francisca.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

O projeto da iluminação é específico, não faz parte do projeto executivo de revitalização da rodovia entre Joinville e Campo Alegre. Nesse caso, estão previstas ampliações, como terceira faixa e duplicação de trechos – foi desse trabalho que foram mapeadas quatro áreas de escape, com plano de execução de dois dos dispositivos como medida emergencial após o acidente com vazamento de produtos químicos em rios.

A SC-418 está sem iluminação na região da Serra Dona Francisca desde a década passada. O cabeamento foi furtado e a reposição não foi ocorreu por temor de novos furtos. O sistema alternativo não conta com fiação. Em um sistema de iluminação pública com uso de energia solar, a captação é feita durante o dia e o funcionamento à noite é feito por meio de baterias.

Praia de Santa Catarina passa a contar com passarelas

Continua depois da publicidade

Áreas de escape na Serra Dona Francisca podem ter edital em 90 dias; obras precisam de aval ambiental

Como Joinville ficou no ranking do emprego; quais cidades abriram mais vagas em 2023

Novo binário após construção de ponte em Joinville não deve ser implantado

Conta do déficit dos ônibus em Joinville chegou a R$ 25,9 milhões em 2023

Quais pontos da Serra Dona Francisca podem receber áreas de escape

Quanto custa a implantação de áreas de escape na Serra Dona Francisca