Pela terceira vez, a prefeitura de Joinville não conseguiu o aval para contratar empréstimo de 43 milhões de euros com a Agência Francesa de Desenvolvimento, para uso em projetos envolvendo o rio Cachoeira. A proposta não foi aprovada na reunião desta quinta-feira da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) porque foi excedido o valor global a ser liberado no encontro – há um limite por reunião. A mesma situação se repetiu em outubro de 2022 e abril passado. A próxima avaliação será em setembro.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A autorização precisa passar pela Cofiex, ligado ao Ministério da Economia, porque o governo federal é avalista dos empréstimos internacionais de Estados e municípios. Outros 15 projetos também foram retirados de pauta na quinta. O montante equivalente a R$ 230 milhões será utilizado no parque Porto Cachoeira e requalificação do rio Cachoeira, incluindo projetos e obras.
Para o Porto Cachoeira, estão previstos investimentos em parque linear ao longo do rio, com novos passeios e espaços de convivência. O pacote inclui a implantação do Parque das Nascentes, no bairro Costa e Silva; e novo parque no entorno da Estação da Memória. Para o rio Cachoeira, os investimentos são para a desassoreamento e construção de muros de contenção.
Prefeitura de Joinville muda regras em lei sobre fiação em postes
Continua depois da publicidade
Após “acordo”, repasse para hospital em Joinville vai sair em junho
No debate sobre Plano Viário, Câmara de Joinville quer sugestões sobre mobilidade
Placas em rua de Joinville têm “diferença” sobre uso compartilhado de calçadas
Futura concessão do Centreventos de Joinville atrai interessado
Balanço aponta peso maior da despesa com pessoal da prefeitura de Joinville