Um novo modelo de transporte coletivo, com tarifa mais baixa, está perto de ser testado em Joinville. A Prefeitura deve autorizar nos próximos dias os testes do sistema circular, com linhas de circulação somente dentro dos bairros e tarifa de R$ 3 – hoje a passagem custa R$ 4,50, se comprada fora do veículo. Aventureiro e Boehmerwald foram escolhidos para a experiência.
Continua depois da publicidade
Se o modelo for aprovado, isto é, ganhar a adesão dos usuários, será levado para mais bairros. O atual sistema, baseado na integração, continua sem alterações. Ainda que a Prefeitura libere logo os testes, as empresas devem fazer o experimento depois do recesso de final de ano, quando a movimentação volta ao normal. O anúncio sobre o sistema circular foi feito nesta quarta, em apresentação de 18 novos ônibus integrados à frota.
A iniciativa surgiu depois de provocação do prefeito Udo Döhler, segundo as empresas, sobre possibilidades de tarifas mais baratas. A ideia é aproveitar a frota ociosa no período – o sistema circular só vai funcionar entre as 8h e 16h, fora, portanto, do horário de pico. A meta é atrair quem faz deslocamentos mais curtos. Os pontos de parada serão livres.
Continua depois da publicidade