Com novo repasse de R$ 4,9 milhões feito na sexta-feira, chega a R$ 9,3 milhões a quantia paga pela prefeitura de Joinville às empresas de ônibus por causa dos prejuízos na pandemia. O pagamento mais recente é referente ao período no qual o transporte coletivo urbano esteve suspenso, entre o final de março e início de junho, além de intervalo em julho.

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Os repasses anteriores, também determinados em ação judicial, foram para compensar as perdas de agosto em diante, quando houve a autorização para a circulação dos ônibus, mas com limitação na capacidade de lotação dos veículos. Nesse processo, os pagamentos vão continuar nos próximos meses em caso de novos prejuízos.

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O último repasse foi determinado em decisão judicial do último dia 10. Inicialmente, o prazo para o cálculo do déficit e pagamento era 20 de janeiro, mas nova manifestação judicial solicitou resposta da prefeitura sobre a possibilidade de antecipação do repasse. Um dos motivos seriam as obrigações trabalhistas, como o pagamento do 13º salário. Na sexta-feira, o município fez repasse referente ao período de suspensão da atividade. A ação foi apresentada pelas empresas do transporte coletivo.

Há ainda uma terceira ação, também protocolada pelas concessionárias e com cobrança de compensação por causa dos prejuízos com a pandemia. Nesse processo, ainda não há decisão. A alegação das empresas nos três processos judicias é de que há desequilíbrio econômico-financeiro em contrato de concessão de serviço público e, assim, os prejuízos precisam ser ressarcidos.