As empresas de ônibus de Joinville estão tentando, novamente, a suspensão de decreto estadual de suspensão do transporte coletivo. Desta vez, o pedido de liminar é contra a decisão em vigor desde segunda-feira, com proibição de circulação por duas semanas dos ônibus urbanos em regiões em situação “gravíssima” na classificação de risco mantida pelo governo do Estado. Antes de tomar uma decisão, a Justiça deu prazo para o governo do Estado e prefeitura se manifestarem.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem mais mortes por coronavírus em julho do que a soma dos meses anteriores

> Além dos leitos para Covid-19, vagas de UTI para demais atendimentos têm elevada ocupação em Joinville

Em abril, as empresas de ônibus tentaram suspender a restrição determinada em decreto de março, também publicado pelo governo do Estado. Mas a liminar conquistada em primeira instância foi derrubada no Tribunal de Justiça, após recursos do Estado e do MP. O governo do Estado autorizou a retomada a partir de 8 de junho, data observada em Joinville.

Continua depois da publicidade

A ação atual foi apresentada nesta segunda-feira, quando passou a vigorar a nova suspensão, válida por 14 dias. Um dos argumentos das concessionárias é de que a decisão sobre as medidas envolvendo o transporte coletivo devem ser tomadas pela prefeitura. A 2ª Vara da Fazenda Pública de Joinville aguarda as manifestações do Estado e da prefeitura para decidir se concede ou não a liminar para a retomada do serviço.

> Zona Sul é a região com mais casos de coronavírus em Joinville; veja números por bairros