Empreiteiras presentes na duplicação da BR-280 estão sendo convocadas pelo DNIT para participar de tomada de preços para a recuperação de pontilhão na rodovia federal, em Araquari. O reparo na estrutura deverá ser feito em até duas semanas. As fortes chuvas dos últimos dias apressaram a necessidade de manutenção. O trecho da estrada não faz parte da duplicação porque naquele ponto será construído novo traçado da rodovia federal.
Continua depois da publicidade
FORÇA-TAREFA
Nesta quarta, um mutirão com pelo menos onze barcos vai percorrer nove ilhas de São Francisco do Sul para fazer uma limpeza. Já há confirmação da presença de 52 pessoas. A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente.
AUDIÊNCIA
O clima de cordialidade na visita de Darci de Matos a Udo Döhler na manhã desta segunda-feira foi tamanho que o deputado federal alegou ter reclamado do prefeito somente uma vez nos últimos tempos (transferência do licenciamento ambiental). Udo só sorriu. No atual mandato, foi a primeira audiência na Prefeitura entre Udo e Darci, adversários no segundo turno de 2016.
KRELLING APARECEU
Darci foi ao gabinete do prefeito acompanhado de Fabio Dalonso e foi recebido por um grupo formado por Udo, o vice Coelho e secretários e vereadores. Quem também apareceu logo em seguida foi Fernando Krelling. O deputado do PSD tratou de emenda de R$ 3 milhões para postos de saúde e R$ 1,2 milhão para pavimentação de trecho da Estrada dos Suíços.
PEC DA ELEIÇÃO UNIFICADA
Na conversa com Udo, Darci citou também das propostas de emenda constitucional com sugestão de prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores até 2022, quando se encerram os mandatos dos eleitos no ano passado (presidente, governadores, senadores e deputados). Assim, as eleições seriam unificadas, com supressão da disputa municipal de 2020.
Continua depois da publicidade
TEM CHANCES
As propostas deverão ter parecer favorável em comissão e, segundo Darci, tem 50% de chances de serem aprovadas. Para ter validade ao ponto de impedir a eleição de 2020, teriam de ser aprovadas até outubro de 2019. Mas o caminho é difícil: o PSL e demais partidos próximos de Bolsonaro, confiantes em bom resultado em 2020, não vão querer perder a oportunidade de tentar eleger um bom número de prefeitos.
MDB/SC
Para a irritação ainda maior de Udo Döhler com o tema, chegaram relatos de que na convenção do MDB de sábado houve comentários sobre a possibilidade de o partido ter tido melhor sorte na eleição de 2018 se o candidato ao governo fosse ele.
TARDE
A maior parte das principais lideranças do MDB não fez a defesa da candidatura dele no momento apropriado, antes das convenções, e depois passaram a fazer acenos simpáticos. Udo, por sua vez, não quis arriscar, deixando de renunciar à Prefeitura de Joinville em abril de 2018. Seja como for, Udo se magoou com o episódio.
NUMA BOA
Mauricinho Soares (MDB) não andou gostando de determinadas nomeações, mas está longe de pretender se afastar do governo Udo. Na sessão de ontem, fez elogios ao prefeito e ao “primeiro-ministro”, como ele chama um dos secretários de Joinville.
Continua depois da publicidade