A recuperação em junho reforçou o saldo positivo do emprego em Joinville no semestre, mas foi insuficiente para repetir o desempenho dos primeiros seis meses do ano passado. Com as 1,4 mil vagas criadas no mês passado (mais do que o dobro dos três meses anteriores), conforme os dados do Caged divulgados nesta quinta-feira, Joinville chegou ao final do primeiro semestre com 6.254 novos empregos. No ano passado, foram 10.078 vagas criadas nos primeiros seis meses do ano.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os serviços, mais uma vez, lideraram a criação de empregos na atualização do Caged. Foram 1,2 mil novas vagas no mês passado. Juntos, os setores do comércio e da construção abriram 359 postos de trabalho. A indústria voltou a perder vagas, com 151 demissões a mais do que contratações em junho. Com o resultado do mês passado, o saldo acumulado do ano da indústria é de 181 vagas a menos em relação ao final do ano passado.
No balanço do semestre, os serviços foram responsáveis por quase 75% dos empregos surgidos em Joinville, com a construção civil e o comércio ficando com o restante. A cidade encerrou o semestre em segundo lugar no ranking de Santa Catarina na geração de empregos, atrás de Blumenau. No levantamento nacional, Joinville está em 23º lugar.
> Emendas em Joinville motivam vídeo de deputado e resposta de vereadores
Continua depois da publicidade
> Entidades de Joinville resgatam demanda do início dos anos 2000
> Grupo de trabalho em Joinville fez sugestão de pesquisa sobre população LGBTI+
> Joinville vai distribuir cartilhas para migrantes em cinco línguas
> O que será feito após a demolição de prédio no Centro de Joinville
> Quando serão entregues três obras iniciadas em 2020 em Joinville