A disparada nas exportações nacionais para a China, motivada pela alta do dólar e a supersafra no Brasil, contribuiu para o porto de São Francisco do Sul ter o maior volume de embarque de soja em um só mês nos últimos dez anos: foram 870 mil toneladas em abril – o recorde é de junho de 2010, com 917 mil toneladas. O país asiático é o principal comprador, mas há embarques para outros mercados. No Brasil, a exportação de soja foi recorde em abril.

Continua depois da publicidade

Além do bom momento nacional da soja, a direção do porto incluiu também as melhorias no corredor de exportação, com investimentos na manutenção e redução de tempo nas operações de embarque e desembarque, como motivos do crescimento na movimentação. Em relação a abril do ano passado, o avanço no embarque de soja foi de 66%. A SCPar assumiu recentemente a gestão do corredor, a estrutura usada para as exportações.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, o porto manifestou expectativa de bater em 2020 o recorde histórico na exportação de graneis (soja e milho), chegando a 7,7 milhões de toneladas, superando o desempenho de 2013. As cargas chegam ao porto pelos trens e caminhões.

Continua depois da publicidade