Um ano depois do início dos trabalhos, a duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari só teve 3,3% do contrato executado até agora. O dado é referente ao último relatório de gerenciamento de obras, com setembro como referência e divulgação na semana passada. O chamado lote 1 foi licitado em 2014, mas o início dos trabalhos foi permitido somente a partir de abril do ano passado. Mas a execução começou efetivamente em setembro, em trecho em Araquari. Os demais lotes, em Jaraguá do Sul e Guaramirim, se aproxima da marca de 40%.

Continua depois da publicidade

A maior parte do que foi realizado até agora não é visível pelos usuários da BR-280 porque se trata da terraplanagem do novo traçado da estrada, em área rural de São Francisco do Sul. Até hoje, foram utilizados R$ 10,1 milhões no trecho de 36 quilômetros de extensão (entre o Porto de São Francisco do Sul e o cruzamento com a BR-101).

Caso o cálculo da execução seja feita com base no valor atualizado da duplicação, o índice de 3,3% se dilui e fica ainda menor. Para ganhar velocidade, a duplicação entre Araquari e São Francisco do Sul vai precisar de mais recursos não somente para obras, mas também para as desapropriações (R$ 160 milhões para 600 áreas) e para atender as demandas do plano ambiental indígena.

Continua depois da publicidade