Em sexto lugar no ranking nacional de empregos em 2019, na soma de todos os segmentos, com quase 8,5 mil contratações a mais do que demissões, Joinville é apenas a 112ª colocada na geração de vagas na construção civil. Foram abertos 296 postos de trabalho no setor até novembro. Mesmo dentro de Santa Catarina, onde lidera na ampliação do mercado de trabalho neste ano, Joinville fica em 12º lugar se somente a construção for levada em conta.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, o emprego na construção em Joinville apresenta recuperação em 2019, afinal, o setor havia cortado 116 vagas no ano passado (até novembro) enquanto que agora criou perto de 300 colocações. Mas a reação ainda não é suficiente para a retomada integral das vagas fechadas em anos anteriores: o setor emprega em Joinville 728 trabalhadores a menos do que tinha ao final de 2014, ano anterior ao início da crise.

Desde 2015, a metragem liberada para a construção civil em Joinville vem caindo, conforme relatórios montados pelo Sinduscon com dados da Prefeitura.

Continua depois da publicidade