Joinville ainda se mantém distante do topo do ranking de saneamento entre as maiores cidades do País. Divulgado nesta terça-feira, o estudo do Trata Brasil com indicadores dos 100 maiores municípios deixou Joinville na 78ª colocação. A cidade de Santa Catarina até avançou uma posição em relação ao ranking anterior, mas continua com desempenho abaixo da média nacional, entre as cidades analisadas. Entre os demais municípios catarinenses analisados, Florianópolis está em 60º lugar e Blumenau em 66º.

Continua depois da publicidade

> Proposta para drenagem de dois rios em Joinville descarta piscinões

>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os dados do ranking atual são de 2020. Como em levantamento anteriores, a baixa cobertura de esgoto impacta no desempenho de Joinville: naquele ano, o índice estava em 38% da população com atendimento pela rede de coleta e tratamento de esgoto. Esse é um dos indicadores de maior peso no ranking – também é levado em conta o desempenho no avanço das novas ligações.

As perdas d’água também colaboram para a redução na pontuação de Joinville. A cobertura na oferta de água é o indicador com melhor desempenho da cidade – o abastecimento chega a 99,93% da população. Os investimentos em relação à receita também são levados com conta no estudo da Trata Brasil.

Continua depois da publicidade

> Convênio dos bombeiros voluntários de Joinville entra na pauta do TCE

> “Repasse” da tarifa do ônibus em Joinville também motiva ações judiciais

> Câmara de Joinville vai retomar debate sobre passaporte da vacina

> Prefeitura de Joinville quer “dividir” atendimento do Centro Pop

> Como a alta dos veículos reforça receita de Joinville com IPVA