No melhor ano em criação de emprego desde 2011, Joinville abriu mais 1,3 mil postos de trabalho no mês passado e chegou a marca de 10,4 mil vagas abertas no ano. Apenas São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba tiveram um desempenho melhor no País na ampliação do mercado de trabalho na iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, Joinville abriu praticamente o mesmo número de colocações do que as três cidades seguintes no ranking de Santa Catarina somadas (Blumenau, Brusque e Chapecó).
O reaquecimento da economia fez a cidade recuperar as vagas perdidas entre 2015 e 2016, anos nos quais a cidade enfrentou até então inédito balanço negativo no emprego, com mais demissões do que admissões.
No mês passado, mais uma vez o setor de serviços liderou na criação de vagas, com quase 700 novos empregos. No acumulado do ano, são 6,9 mil empregos criado pelo setor. A indústria também manteve as contratações e chegou a 2,5 mil empregos abertos no ano.
A expectativa agora é referente a dezembro. Tradicionalmente, é um mês com mais demissões do que contratações. Mesmo em anos de grande desempenho, o último mês fechou no vermelho no mercado do emprego.
Continua depois da publicidade