Empossado hoje na Assembleia Legislativa, Carlito Merss (PT) recordou da eleição municipal de Joinville, em 2012, quando tentou a reeleição na Prefeitura de Joinville. “Meu sonho era terminar a vida pública cumprindo o segundo mandato, mas fui cassado faltando 40 dias para a eleição”, lembrou o deputado estadual, conforme divulgado pela assessoria da Assembleia.
Continua depois da publicidade
A cassação do registro ocorreu por causa de gasto em publicidade da Prefeitura de Joinville no primeiro semestre de 2012. Na eleição, Carlito ficou em terceiro, com seus votos computados como nulos. Em 2014, o TSE atendeu a recurso do então ex-prefeito e a cassação foi revertida.
Primeiro suplente do PT, Carlito vai exercer mandato durante 30 dias porque o titular Pedro Baldissera pediu licença. O ex-prefeito pretende retomar a discussão sobre o orçamento regionalizado, criado a partir de projeto dele durante a passagem pela Assembleia, entre 1995 e 1998. “É a melhor ferramenta que existe no Brasil, porque permite a participação de todos na elaboração do orçamento e acaba com essa política velha de usar as emendas como moeda de troca”, afirmou Carlito. Em 2020, o petista não vai disputar nenhum cargo nas eleições.
Continua depois da publicidade