O futuro do canal do Linguado está entre os temas a serem tratados na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com o DNIT/SC. O encontro deverá ser realizado na primeira quinzena de outubro, em Araquari, com participação de lideranças políticas e empresariais da região. O canal será uma das questões a serem tratadas sobre a duplicação da BR-280, especialmente o lote 1 – o segmento entre Araquari e São Francisco do Sul está com obras paradas desde o final de 2022.

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A definição por reunião com o DNIT/SC foi tomada na semana passada, em reunião do Fórum Parlamentar em Joinville. A questão principal é saber quando as obras serão retomadas e em quais condições. O canal do Linguado entra na lista de pendências. A posição do DNIT/SC é de retomar a duplicação nas duas frentes de trabalho já iniciadas, em Araquari e São Francisco do Sul. Os trechos somam 14 dos 36 km do lote. O edital deve ser lançado neste ano.

O restante do lote depende de novo projeto, a ser contratado. É nesse ponto que entra o Linguado. Em recomendação do Ministério Público Federal, o DNIT deverá avaliar a possibilidade de construção de ponte de 100 metros no aterro Sul. A estrutura não significa a reabertura imediata do aterro, mas deixaria o canal “pronto” para a medida, a ser tomada no futuro, após licenciamento ambiental específico. A proposta é baseada em estudo da Univali, realizado a partir de diretrizes da Câmara Técnica Canal do Linguado, do Grupo Pró-Babitonga (GPB).

O Fórum Parlamentar quer sabe qual o status da preparação do edital para contratação o projeto – além do canal do Linguado, o trabalho vai apontar o que será feito no restante do lote, inclusive eventuais mudanças no traçado. O canal do Linguado foi definitivamente fechado em 1935, com colocação de aterro para ferrovia de ligação com o Porto de São Francisco do Sul. Até então, os trens passavam sobre ponte metálica (removida com o aterramento). O ramal está em operação até hoje. Sobre o aterro, também foi construída estrada, a atual BR-280.

A busca pela reabertura vem praticamente desde o fechamento, há 90 anos, como forma de restabelecer a circulação de águas no canal junto à ilha de São Francisco do Sul. O tema voltou a ganhar mais força nos anos 2000, com os estudos para a duplicação da BR-280. Mas não há estimativa de quando a reabertura poderá ocorrer, ainda que parcial.

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