O novo porto planejado para São Francisco do Sul entrou na pauta de ofício da Fiesc repassado ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. No documento entregue na sexta-feira, durante visita de Alckmin a Florianópolis para apresentação da política industrial do governo federal, a entidade empresarial apresentou demandas, incluindo a manifestação de apoio ao porto Brasil Sul. O complexo portuário, em investimento privado, está em fase de licenciamento. A principal reivindicação da Fiesc no ofício foi referente às rodovias federais, com solicitações também em legislação tributária, CLT, transição energética, entre outros temas.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A porto Brasil tem estimativa de movimentar 20 milhões de toneladas por ano, no início das operações – em uma comparação, o porto de São Francisco do Sul teve a movimentação de 16,9 milhões de toneladas no ano passado, em desempenho recorde. O investimento será superior a US$ 1 bilhão nas obras de construção, conforme informado no documento da Fiesc. Em operação, o complexo terá 2 mil empregos diretos. A Fiesc vincula o investimento portuário ao maior impulso à atividade econômica em São Francisco e aumento da competividade nas operações logísticas de exportação e importação realizadas pelas empresas em Santa Catarina.
Ainda nas demandas portuárias, a federação apontou o aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga como necessidade imediata. O governo do Estado está buscando uma modelagem para contratar as obras. A segunda etapa da bacia de evolução do rio Itajaí e a ampliação dos molhes no porto de Imbituba também foram citadas como prioridade pela Fiesc.
Bilionário, plano de Joinville de 2011 teve execução de uma das 20 macrodrenagens
Continua depois da publicidade
Estudo sobre concessão na travessia da Vigorelli ficou pronto em 2023
Ação do MP cobra que Joinville atenda mais animais além de cães e gatos
Acordo em obra de ferrovia tem repasse para construção em Joinville
“Rua decorada” de bairro planejado em Joinville terá parque
Estado vai preparar licitação para travessia da Vigorelli; comunidade entrega pedidos