As reclamações levaram o Detrans a determinar mudança na localização de parte dos radares de fiscalização do trânsito em instalação em Joinville. As queixas foram referentes à proximidade com árvores ou postes, dificultando a visibilidade. Para o órgão de trânsito, não há nenhuma irregularidade nos locais escolhidos, mas foi orientada a mudança para deixar os aparelhos mais visíveis aos motoristas. Os novos locais têm variação mínima em relação ao ponto original.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O tema foi tratado na sessão desta segunda-feira na Câmara dos Vereadores. Adilson Girardi (MDB) mostrou ofício enviado ao Detrans solicitando a mudança de radar instalado na 15 de Novembro, no Vila Nova. O poste do equipamento estava atrás de uma árvore. Na resposta do departamento, conforme o vereador, foi garantida a mudança de lugar.
Os vereadores Henrique Deckmann (MDB), Cleiton Profeta (PL), Salles e Neto Petters (Novo) também citaram outros pontos com radares a serem alterados. O Detrans está determinado a mudança nos locais questionados. As demais mudanças efetuadas até agora são na Max Colin e Santos Dumont, além do Vila Nova.
Cabe ao departamento de trânsito definir o ponto de instalação dos equipamentos, por meio de de critérios. O local é indicado pelo georreferenciamento, dentro de um perímetro de metros. A instalação final, pela empresa, leva em conta também a infraestrutura, como fonte de energia, por exemplo. Nas próximas instalações, equipes do Detrans farão o acompanhamento para verificar a eventual ocorrência de obstáculos.
Continua depois da publicidade
Neste momento de retomada dos radares em Joinville – o contrato anterior foi encerrado em março de 2021 – os aparelhos estão em instalação em 15 pontos. Nos próximos meses, a fiscalização vai chegar a 100 locais da cidade. Na semana passada, os radares também foram tema na Câmara: denúncia contra o prefeito Adriano Silva alegou descumprimento da lei municipal sobre displays (mostradores de velocidade). A prefeitura alega que a licitação do atual contrato foi lançada antes da legislação. A denúncia foi arquivada.
Edital vai prever R$ 20 mi para primeira etapa de parque em Joinville, confira local
Nas últimas duas décadas, Joinville ganhou mais moradores do que capitais do PR e RS
Edital de iluminação “antecipa” proposta para nova rotatória em Joinville
Exportações de Joinville têm melhor resultado desde 2013; importação registra recorde
Adriano Silva vê sequência de quatro “ataques políticos” em Joinville
Macrodrenagem em Joinville está em preparação há quase dez anos, ainda sem previsão de obras
Plano Viário de Joinville traz proposta de contorno de 34 quilômetros na BR-101