Na live desta quinta-feira, Adriano Silva estimou o início das obras da Ponte Joinville entre maio e junho de 2022 O prefeito de Joinville abordou a visita recente ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), onde solicitou a liberação de documento, em referência à declaração estadual de utilidade pública. Assim que houver a autorização, o edital será lançado. Pela complexidade da concorrência internacional, Adriano acredita que a tramitação deve consumir seis meses. Depois, será possível iniciar a construção. Mas tal calendário vai depender da liberação da documentação.
Continua depois da publicidade
> Ministro aponta quais trechos serão liberados na duplicação da BR-280
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A estimativa citada na live de hoje amplia o prazo previsto em maio pelo prefeito, quando a expectativa de início das obras no começo de 2022, após lançamento do edital de licitação em setembro. No mês que vem deve ser lançado apenas o edital de supervisão das obras, anterior à concorrência da construção.
Como o período de obras será dois anos, a ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, com 855 metros de extensão, ficará pronta em meados de 2024, caso inicie no final do primeiro semestre de 2022. A Ponte Joinville foi prometida pelo governo anterior nas campanhas de 2012 e de 2016. A fonte dos recursos só foi assegurada em 2018, com assinatura do contrato de US$ 40 milhões com o Fonplata. No final do ano passado, o IMA liberou a licença ambiental prévia.
Continua depois da publicidade
> Repasse para convênio de obra em Joinville enfrenta pendência
> Joinville lança edital para projeto de mais uma duplicação, com elevado
> Ainda sem gastos neste ano, Joinville prevê R$ 16 milhões para desapropriações em 2022
> Novo modelo de pedágio do PR será diretriz para futuras concessões, inclusive em Joinville