Em decreto publicado na manhã desta sexta-feira, a prefeitura de Joinville prorrogou por mais sete dias, a partir de domingo, a suspensão o transporte coletivo na cidade. O serviço está paralisado por determinação do governo do Estado desde o dia 20 de julho. A nova prorrogação da prefeitura é para evitar um impasse sobre a retomada. Além disso, foi apontada a necessidade de manutenção de medidas de distanciamento social por causa da gravidade de pandemia neste momento.
Continua depois da publicidade
> Joinville chega a 151 mortes de pessoas com coronavírus
> Joinville prepara centro para tratamento precoce para coronavírus; cloroquina na lista
A suspensão do transporte coletivo em Joinville está determinada por decretos estadual e municipal até domingo. Como a regional de saúde Nordeste continua em situação “gravíssima” na avaliação de risco para a pandemia, há possibilidade de o Estado prorrogar novamente a suspensão. No entanto, as decisões estaduais foram derrubadas por liminar concedida em primeira instância em Joinville e em vigor: pela decisão, vale o que a prefeitura decidir porque o transporte coletivo é de competência municipal.
O governo do Estado pode recorrer contra a liminar. Mas, para evitar um impasse, a prefeitura preferiu manter a prorrogação por mais sete dias. Além disso, foi alegado a necessidade de manter as medidas de distanciamento social.
Continua depois da publicidade
> 70% de Joinville vai ficar sem abastecimento de água neste domingo; veja os bairros