Na live semanal, nesta quinta-feira, Adriano Silva abordou o uso das máscaras, tema sobre o qual vem sendo indagado. O prefeito de Joinville lembrou que a obrigatoriedade do uso da proteção é determinada por lei federal e não por exigência de Estados e municípios. Na live, Adriano e a vice-prefeita Rejane Gambin utilizaram máscara durante todo o tempo.
Continua depois da publicidade
> Quantas pessoas em Joinville ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
“O que estamos escutando é que se a população brasileira chegar a 80% de vacinados, pode haver uma flexibilização no uso das máscaras. Nós estamos torcendo para que isso ocorra. Acho que, assim como vocês, está todo mundo cansado de usar máscara. Então, estamos aguardando que venha uma posição do governo federal sobre o uso de máscara para que a gente possa flexibilizar. Enquanto isso, a gente deve manter os cuidados até chegarmos a 80% da população com as duas doses”, afirmou o prefeito.
O uso das máscaras em locais públicos (como ruas) e privados (desde que abertos ao acesso ao público) é obrigatório desde o início de julho do ano passado. A legislação também prevê aplicação de multas, a serem definidas pelo Estados e municípios. Pelo decreto de Joinville, em caso de descumprimento do uso da máscara em locais fechados, a multa é de 11 UPMs, equivalente a R$ 3,6 mil.
Continua depois da publicidade
> Joinville adota modelo espontâneo de vacinação contra a Covid; entenda como vai funcionar
> SPU autoriza ponte em Joinville; portaria impõe prazo para início e conclusão das obras
> Quanto custaria para asfaltar todas as ruas sem pavimentação em Joinville
> Em Joinville, 8,2 mil de 30 mil pessoas aptas procuraram dose de reforço contra Covid