O campus da UFSC em Joinville ganhou o nome de “Campus Universitário Governador Luiz Henrique”. A lei foi publicada nesta semana, após aprovação pelo Congresso Nacional, em tramitação iniciada em 2015, após o falecimento de Luiz Henrique. O projeto foi apresentado pelo então senador Paulo Bauer. A denominação é referente ao campus, sem definição de local específico – ou seja, acompanha a UFSC Joinville onde a instituição estiver instalada.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Na apresentação do projeto, Bauer citou a carreira política de Luiz Henrique, com mandatos como prefeito, deputado, governador e senador, além de sido ministro. Foi lembrado também o fato de LHS, formado em direito pela UFSC em 1965, ter repassado recursos, enquanto governador, para a prefeitura de Joinville comprar o terreno para o campus, em 2008.
As obras no terreno às margens da BR-10, na Curva do Arroz, chegaram a iniciar, mas pararam há mais de uma década. Desde 2009, quando passou a oferecer cursos em Joinville, a UFSC está instalada em espaços alugados – desde 2018, o campus está funcionando em local locado em condomínio industrial, o Perini.
Há mobilização, em fase inicial, para a retomada das obras no campus próprio, como espaço para atender ao pretendido futuro curso de medicina. Mas não há nenhum prazo ainda estimado para a volta das obras.
Continua depois da publicidade
Ajuda da prefeitura de Joinville a outros municípios terá lei
Cidade de SC estuda ajuda para quem for contratado de município gaúcho “adotado”
Plano fundamental para localidade junto à Babitonga será apresentado em Joinville
Acesso a Joinville tem proposta de mudança no trânsito
Protagonista em Joinville durante meio século, MDB ainda está indefinido sobre 2024
Duas duplicações em SC vão custar mais R$ 1 bilhão até ficarem prontas