Depois do início da polêmica, há dois anos e meio, entrou em operação a estação elevatória da praça Tiradentes, em Joinville. A estrutura faz o bombeamento do esgoto para a estação de tratamento no Jarivatuba. Em outubro de 2017, os moradores do entorno, sem informação sobre o que será construído no local, levaram a Águas de Joinville a paralisar as obras. O temor era de fosse construída uma estação de tratamento do esgoto.

Continua depois da publicidade

Mesmo com o esclarecimento de que se tratava de estação de bombeamento, a resistência continuou devido à preocupação com as possibilidades de alagamento ou mau cheiro. A companhia de saneamento até procurou outros locais nas imediações, mas acabou mantendo a estação na praça. Em contrapartida, foram feitas melhorias em quadras de esporte e na pista de skate.

VILA NOVA

A nova estação de esgoto de Joinville, esta para tratamento, será construída no bairro Vila Nova. A instalação da rede esgoto iniciou há mais de dez anos, mas não chegou a ser concluída. A terraplenagem no terreno próximo da Rodovia do Arroz foi feita ainda em 2014, mas a contratação da construção atrasou. A estação também enfrenta resistências dos moradores.

Continua depois da publicidade