O setor de saúde apareceu com destaque em dois estudos apresentados em novembro sobre o futuro de Joinville. Elaborado em parceria com o Sebrae e participação de diferentes entidades, os planos de desenvolvimento econômico e do turismo citam a saúde como potencial de crescimento na cidade. O setor tem expansão acentuada nos últimos anos, principalmente por meio da iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em apenas dez anos, o número de profissionais na saúde de Joinville cresceu 75%, passando de 7,8 mil pessoas para 13,7 mil. A estatística do Datasus inclui serviços públicos e privados e todas as atividades envolvidas no setor, inclusive administrativas. Em 2012, eram 1.133 médicos em atuação em Joinville. Agora, são 1.893. A comparação foi feita entre os meses de outubro de 2022 e de 2012.

O Plano de Desenvolvimento Econômico coloca a saúde, com bem-estar, entre os três eixos estratégicos de Joinville – os demais são as cadeias produtivas metalmecânica, borracha e plástico e os setores de turismo e cultura. São citadas 15 iniciativas para o avanço do setor, inclusive transformação de cidade polo em saúde, com busca de experiência em Londrina.

O Plano Municipal de Turismo de Joinville aborda o potencial do turismo médico. Na prática, é a oferta de infraestrutura para as pessoas que buscam atendimento na cidade. Na semana de lançamento do documento, o prefeito Adriano Silva, defendeu o potencial da atividade durante live em redes sociais.

Continua depois da publicidade

Ação sobre lei das obras noturnas em Joinville tem decisão judicial

Em dia de Brasil na Copa, ônibus em Joinville têm “impacto” na demanda

Pauta da prefeitura de Joinville com Estado tem repasse de R$ 302 milhões para obras

Lei de Joinville sobre obras noturnas é alvo de ação por causa de origem

Quantos vereadores a Câmara de Joinville poderia ter a mais

Câmara de Joinville tenta criar mais vagas para assessores

Demolição de prédio em Joinville vai custar R$ 455 mil