Em repasse autorizado neste final de dezembro, a prefeitura de Joinville liberou R$ 6 milhões para investimentos no Hospital Bethesda, em Pirabeiraba. Os recursos serão utilizados na compra de equipamentos para ala de UTI, com dez leitos, e no novo centro cirúrgico. Nas duas situações, o atendimento será pelo SUS. A direção do hospital filantrópico pretende ativar as ampliações até fevereiro.
Continua depois da publicidade
> Câmara de Joinville deverá ter CPI do Mathias em 2021
> Joinville ainda sem prazo para ganhar novo parque
> Três novas pontes de Joinville ainda sem data; uma até saiu do PAC
> Joinville tem 107 ruas mapeadas para recape ou pavimentação; veja lista
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O repasse faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde de Joinville de reforçar as parcerias para atendimento hospitalar, entre outros serviços de saúde. O Bethesda ativou leitos de UTI neste ano para atendimento de pacientes com coronavírus, em credenciamento feito pela secretaria. Após a pandemia, as vagas voltam a ser utilizadas para cirurgias, principalmente eletivas (sem urgência). O atendimento em UTI será realizado pela nova ala, com equipamentos bancados pelo repasse atual da prefeitura.
As novas salas de cirurgia do Bethesda também serão usadas para desafogar a fila de procedimentos eletivos. A relação da Secretaria de Saúde com o hospital filantrópico vai continuar, inclusive com ampliação de serviços. Uma das possibilidades é a participação do município na futura construção do Hospital do Câncer.